top of page

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Pare de deixar que as coisas que você não pode controlar te paralise.


Quando estamos realmente dispostos a fazer acontecer não dependemos de situações e circunstâncias, nós simplesmente descobrimos um meio e agimos com foco no propósito.


Primeiramente, nós entendemos que estamos vivendo um momento inédito em nossas vidas, mas também sabemos que tudo isso vai passar e quero te encorajar a não esperar o melhor momento para focar no seu futuro.


Hoje temos um pouco mais de clareza de que apesar da quarentena, algumas pessoas continuam trabalhando remotamente enquanto outras pessoas precisaram repensar o que estavam fazendo e se reinventar, enquanto cuidam da casa, dos filhos ( também assumem o papel do professor), e todas as outras coisas que essa nova rotina nos trouxe como demanda.

Vemos esses dois tipos de pessoas em situações diferentes, mas ajustando seus objetivos a essa nova realidade, com o foco de vencer esse momento e de sair dele ainda mais forte.


Não negando o fato de que continuamos vivendo uma rotina, mas muito diferente daquela que estávamos acostumados, eu quero propor a você experimentar uma técnica que com certeza irá te ajudar a organizar seus dias e fazer o mais importante sem te roubar o dia inteiro!


Você já ouviu falar da técnica Pomodoro?


O Pomodoro é uma técnica que vai te ajudar muito a gerenciar seu tempo dentro da sua nova rotina.


E como funciona o Pomodoro?



A técnica se baseia na ideia de dividir uma atividade em blocos de concentração intensa, estimulando nosso foco e a agilidade do nosso cérebro.


1º Passo

Escreva no papel o objetivo que você quer alcançar durante sua semana e defina em seguida as tarefas mais importantes que vão te ajudar a conquistar esse objetivo, depois determine dias específicos para cada atividade ( afinal, você não precisa fazer tudo no mesmo dia ) e um tempo do seu dia para se dedicar somente a essas atividades.


Com a lista de objetivos já definidos você saberá exatamente o que precisa ser feito e o dia que você fará cada atividade, e isso te ajudará a dar foco apenas no que é importante diariamente.


Melhorando a sua produtividade, com as conquistas diárias daquilo que realmente precisa ser feito, você se sentirá muito mais feliz para ajudar os outros e também ter seu tempo de qualidade consigo mesma e com as pessoas que ama.


2º Passo

Com a tarefa diária já determinada, vai ficar muito mais fácil focar em cumprir essa atividade, então agora, determine períodos focados de 25 minutos, e faça uma pausa de 5 minutos e volte para a atividade.

Para te ajudar a não desviar seu foco use um timer que pode ser do seu celular ( lembrando que nesse período o celular servirá apenas como timer e você pode colocá-lo em modo não perturbe) assim você saberá o tempo certo do foco e da pausa sem se preocupar com o tempo enquanto estiver focado.


Geralmente na técnica Pomodoro são 4 blocos de 25 minutos focados com intervalos de 5 minutos de descanso entre os blocos maiores. Aproveite a pausa dos 5 minutos para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um café, etc).


E se precisar de mais tempo para concluir sua atividade depois dos 4 blocos, se dê um tempo maior para descanso ( o que é fundamental para “oxigenar o seu cérebro” e te ajudar com sua produtividade ) e volte a outro bloco de 25 minutos.


Sabemos que cada um tem seu próprio tempo e rotinas diferentes, por isso essas medidas de tempo são apenas sugeridas pelo método, faça a primeira vez como sugerido e depois adapte os tempos de foco e descanso para a forma que se sente mais confortável, podendo o tempo de foco ser maior ou menor.


O importante é que você entenda o processo e encontre o seu próprio equilíbrio.


🍅 🚀

Featured Posts
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page