top of page

COMO CRIAR SEU CÓDIGO DE HONRA



Você já ouviu falar de código de honra? Por aqui na Plann to Go, não abrimos mão do nosso. Código de honra é o nome dado ao seu conjunto de valores inegociáveis. Isto é, os valores éticos e morais que estarão com você independente da situação, seja no âmbito profissional, pessoal e familiar. É primordial nos atermos a esse código de honra quando buscamos alcançar alguma meta ou objetivo. Entendemos que abrir mão de nossos valores, corrompendo nosso código de honra, a fim de conquistar algo ou chegar até algum lugar não nos trará a realização completa que buscamos.


Os samurais possuíam um código de honra próprio, o Bushidô 武士道, também conhecido como “O Caminho do Guerreiro”. Para eles, esse conjunto de valores éticos tinha mais força que as próprias leis japonesas e guiava sua trajetória, cujo objetivo final era uma morte honrosa. Entre esses valores, os samurais incluíam coragem, justiça, compaixão e respeito. Dá para concordar que muitos dos princípios do Bushidô podem e devem ser aplicados até hoje, certo?



Claro, o código de honra varia de pessoa para pessoa e ninguém melhor que você mesmo para definir o seu. Do que você não abre mão? Quais valores você admira e identifica na sua trajetória? Estes irão compor o seu código de honra. Depois de estabelecido, é preciso segui-lo! E aos poucos, estes valores se tornam tão intrínsecos às suas atitudes, comportamentos e ações que já não é mais possível separar isso de quem você é!

* podemos colocar uma foto da página do código de honra?


No nosso Plann, temos uma página dedicada a isso, assim não esquecemos nunca do compromisso que fizemos com nós mesmos. Ali marcamos as caixinhas com os valores dos quais não abrimos mão - honestidade, integridade, gentileza, persistência e por aí vai.

Prestar contas a si próprio é algo muito poderoso. Toda trajetória de sucesso deve se basear nisso. Por isso, é importante lembrar que violar o código de honra terá suas consequências.

Não seguir o código de honra pode até te levar a uma conquista, mas qual será a sensação na linha de chegada? Como foi o percurso? Não há nada mais prazeroso do que conquistar algo e saber que esse caminho foi repleto de ética, integridade e ancorado nos seus próprios valores.


Ah, e o mais importante é lembrar que o combinado foi entre você para você, então só depende de você se manter fiel a ele, em todas as horas e independente de outra pessoas e fatores. E aí, pronto para estabelecer o seu código de honra?

Featured Posts
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page