top of page

Como descobrir seu propósito de vida com o Canvas Pessoal


A definição do propósito de vida deve ser adotada como guia para todos os aspectos de sua vida.

Ninguém se tornará autodeterminado sem a definição do seu propósito.

Definir seu propósito levará você a encontrar um plano para o seu sucesso. E as derrotas temporárias serão apenas a semente para seu sucesso. Por isso, persista! Não aceite a derrota como desculpa para não alcançar seus sonhos.

"Seu futuro depende de muitas coisas, mas principalmente de você" - Frank Tyger

Quando você descobre quem você é, você consegue enxergar seu futuro e criar um plano para chegar lá. Não venda o que Deus te deu, não negocie seu propósito.

Propósito de Valor

Descubra seu propósito de valor através destas perguntas:

Quando você era criança:
  • Quais eram seus sonhos?

  • Qual a profissão você gostaria de ter?

  • Quem era seu herói?

Hoje:
  • O que você ama fazer que enche você de felicidade?

  • O que você faz com facilidade e que poderia ajudar muitas pessoas?

  • Quando as pessoas te pedem ajuda, qual tipo de ajuda é?

  • O que te faz levantar da cama toda manhã?

  • Qual o legado você quer deixar?

Então, com essas informações, escreva uma frase com sua declaração de propósito.

Você nasceu para um propósito e isso distingue você das outras pessoas.

Quem é você?

O talento pode levar você a um lugar muito alto, mas o comportamento te mantém ou não.

"Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá está o meu caminho, meu lugar" – Aristóteles

Seus talentos são suas habilidades inerentes, são aptidões naturais ou adquiridas.

Faça uma lista das habilidades que você faz muito bem, com agilidade, facilidade e prazer.

Use seus talentos para ser o seu diferencial e para agregar valor ao seu negócio, mas nunca mude seu comportamento por causa do seu sucesso.

Atividade principal

Como pessoa, qual é a atividade que você mais gosta de desenvolver?

Se você está com dificuldade de encontrar essa resposta, responda primeiro estas perguntas:

  1. Se você não precisasse se preocupar com dinheiro, o que você faria?

  2. Depois de responder a primeira pergunta, responda esta: Como você pode transformar isso em algo rentável?

Quem você ajuda?

As suas habilidades e seus talentos colaboram para ajudar pessoas ou um grupo de pessoas. Quem são as pessoas que são diretamente beneficiadas pelo que você é?

Canais

Como as pessoas que você beneficia sabem de você? E como as pessoas que precisam de pessoas com seus talentos podem ficar sabendo sobre você? O que você vai fazer para que mais pessoas saibam que você existe e possui as habilidades que elas precisam?

Relacionamentos

O relacionamento bem alimentado pode aumentar suas oportunidades de sucesso tanto pessoal como profissional. E possuir uma conexão com pessoas que tenham propósitos e objetivos similares ao seu é muito mais poderoso do que você possa imaginar.

O propósito dos relacionamentos é algo que nós mesmos precisamos definir. Você é o autor e protagonista da sua vida por isso você precisa definir o propósito dos seus relacionamentos.

Propósito = motivo, razão, objetivo.

O que você espera dos seus relacionamentos? Como você descreveria a forma como vocês interagem entre si? Seu relacionamento é pessoal, face a face, ou suas relações são mais baseadas em e-mails ou outra comunicação on-line? Você pensa primeiramente em si mesmo e o quanto será lucrativo para você ou pensa neles ao criar estratégias que beneficiem os dois lados?

Antes de responder essa pergunta, lembre- se que o verdadeiro networking deve ser baseado em relações de troca, onde você pensa no que pode oferecer e não só nos benefícios que sua rede de relacionamento lhe trará.

4 dicas para manter seu networking aquecido
  1. Mantenha seu perfil sempre atualizado nas suas redes sociais.

  2. Divulgue seus projetos e suas ideias nas redes sociais.

  3. Aproxime-se de pessoas com os mesmos propósitos e os mesmos interesses.

  4. Curta e comente posts de pessoas com quem você queira se conectar (isso fará que elas também percebam você).

Mentor

Os mentores são importantes para nos dar uma direção. Devem ser pessoas que conhecem o caminho que você quer percorrer e sabem como fazer para chegar ao resultado desejado. Eles te ajudarão a manter o foco no seu objetivo ajudando você a chegar mais rápido e mais longe.

Seus mentores devem ser pessoas que já conquistaram aquilo que você deseja conquistar. Escolha seus mentores baseado no seu propósito, não só nos talentos que eles possuem.

Os seus mentores pessoais podem ser: seu pai, sua mãe, um amigo, um coach ou um empresário que você admira, etc.

Fluxo de Receita

É muito importante levar em conta e entender o que você está recebendo de volta ao dedicar seu tempo, seus talentos e suas habilidades. Seja em valor monetário ou em benefícios emocionais. Entender que pode não estar valendo o empenho oferecido, principalmente quando compromete sua satisfação pessoal, sua saúde física e mental, sua qualidade de vida e o tempo com quem você ama. Diante disso, comece agora a calcular o quanto você está ganhando em troca ao se manter no seu emprego atual, no seu próprio negócio ou em qualquer outra atividade que você exerça neste momento.

Faça uma lista com suas remunerações financeiras, como: o seu salário, as comissões, os royalties e outros recursos financeiros que existirem. Também coloque na lista quais os benefícios tangíveis, como: reconhecimento, planos de saúde, alimentação. Ou ainda os benefícios intangíveis, como qualidade de vida, tempo em família, etc.

Estrutura de custos

Por fim, é preciso avaliar o que você vem investindo em seu desenvolvimento. Aqui estamos falando dos gastos que você tem para ser essa pessoa incrível que você é e todos os valores que você agrega para estar sempre se destacando dos demais, como: custos de treinamento, assinatura de cursos recorrentes, despesas de alimentação, custos com transportes (privado ou público), equipamentos, aparência pessoal, gastos com internet, telefone e demais despesas identificadas.

Para você ter a noção exata dos seus custos você deve calcular também uma categoria que não é financeira, mas que é tão importante quanto e que fala do seu diferencial como pessoa e profissional, como: expertise, energia, tempo, etc.

Depois de saber qual seu custo, você pode reavaliar seu fluxo de receita e balancear os dois lados, fazendo com que você consiga enxergar novas estratégicas e novas possibilidades de receber mais do que está ganhando hoje ou analisar o que você precisa investir para ter melhores resultados financeiros e emocionais.

Colocando no papel

E então, você se sente preparado para começar a traçar seu propósito de vida? A Plann To Go pode ajudar você a colocar seu plano, literalmente, no papel.

Você conhece o PLANN? É um organizador desenvolvido através de uma metodologia que facilita a organização de todos os conhecimentos e ideias que falamos até aqui. Com ele pode ficar mais espontâneo seu exercício de identificar seu propósito e construir metas simples, direcionando suas ações na execução dos seus objetivos.

Gostou? Aqui tem diversos modelos do PLANN. Escolha o seu e comece agora a escrever o seu plano de vida!


Featured Posts
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page