Um guia para definir seus objetivos e metas

Falamos bastante do que podemos fazer para alcançar nossos objetivos e metas, mas é importante darmos um passo atrás e pensarmos como definimos quais são nossos objetivos e metas. É comum que se pense que os dois são sinônimos, mas não é bem assim e isso pode até prejudicar a sua produtividade. Por isso, vamos montar um guia para definir seus objetivos e metas, deixando bem explicado o que é cada coisa. 


O QUE É UM OBJETIVO?


Um objetivo é a descrição concreta do lugar que queremos chegar ou daquilo que queremos alcançar. Um objetivo é, geralmente, um conceito mais amplo. São os nossos sonhos, aquilo que nos move e que nos motiva diariamente. 


Pode ser desde o sonho de cursar uma nova faculdade, se exercitar mais, se organizar melhor financeiramente, até casar, ter filhos. Podem ser coisas de pequena ou grande escala, mas de maneira geral, são ações que mudam o rumo da vida de alguém, por isso é importante que estes objetivos estejam bem definidos para que possamos traçar metas em direção de alcançá-los.


O QUE SÃO METAS?


As metas não são descoladas dos objetivos, mas são mais concretas. Identificamos como metas as tarefas específicas que realizamos para alcançar os objetivos, sendo elas com prazos específicos para acontecerem. 


Por exemplo, se o seu objetivo é juntar uma quantia X de dinheiro, sua meta será traçar estratégias que te permitirão realizar isso, como administrar melhor seu dinheiro, reduzir gastos e buscar uma fonte de renda adicional.


De maneira resumida, a diferença entre um objetivo e uma meta é que, enquanto o objetivo é aquilo que você almeja alcançar, as metas serão o seu caminho para realizar tal objetivo. E qual a importância de termos bem traçados nossas metas e objetivos? São eles que nos norteiam no dia-a-dia, nos dão motivação e permeiam a nossa trajetória de evolução. Sem dúvida, a realização de um objetivo nos traz uma felicidade e sensação indescritíveis, o que, por sua vez, geram motivação para que sigamos na direção do próximo objetivo.


Por isso é fundamental que tenhamos isto bem claro para nós mesmos. É o que dará propósito às tarefas e funções que executamos diariamente. 


Exercício Plann to Go:


O momento de traçar metas e objetivo é um momento especial e de reflexão. Por isso, propomos um pequeno exercício ;) Faça uma lista em que você colocará, usando sempre palavras positivas, seus desejos e sonhos, sendo específico e detalhista sobre a forma como você visualiza esse objetivo. Evite utilizar palavras negativas (não, nunca, talvez) e também prefira falar no afirmativo. Por exemplo, em vez de dizer "eu quero fazer uma viagem para o país X", escreva "Eu vou fazer uma viagem para o país X". 

Falando em visualização, experimente fechar os olhos e se imagine nesse futuro real, sinta cada cada sensação, o cheiro e a felicidade desse momento, a mente não distingue o que é real do que é imaginado. 


Bom, agora que já está mais clara a diferença entre metas e objetivos, é hora de traçar os seus.


SEJA CORAJOSO, VOCÊ CONSEGUIRÁ ALCANÇAR TODOS OS SONHOS QUE COLOCAR EM AÇÃO! 

21 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Spotify Ícone
  • Grey RSS Icon

Inscreva-se na nossa newsletter

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
  • Black LinkedIn Icon

São Paulo