O que é a técnica Brainstorming

Para te ajudar a organizar suas ideias e maximizar seus resultados, estou compartilhando com você essa ferramenta incrível para te ajudar a pensar de forma criativa, te ajudando a se manter focado e produtivo para chegar mais perto dos seus objetivos.



BRAINSTORMING Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções criativas para uma questão ou problema específico, muito utilizado para estimular o pensamento fora da caixa. É também chamado de tempestade de ideias, na qual você deixa fluir com toda liberdade suas idéias sem preconceitos. O processo de brainstorming é mais que uma técnica, é uma atividade que pode ser feita individualmente ou em grupo, sempre com o mesmo objetivo, de explorar toda capacidade criativa e intelectual. Dentro do conceito de gestão de mudanças,o brainstorming é utilizado para encontrar novas ideias, aumentar a produtividade e eficiência. O processo de brainstorming é muito prático e como você viu pode ser utilizado tanto para encontrar soluções para seus projetos pessoais, como também para seu negócio ou empresa, e pode ser feito individualmente como também em pequeno grupo. Em ambos os casos, o ponto comum é a solução de um objetivo definido. Ex:

• Encontrar o nome para seu negócio;

• criação de um produto novo ou atualização de um produto já existente;

• artigo para o blog ou conteúdos para seu Instagram…. As etapas do brainstorming 1- Definição do Objetivo Defina o problema para o qual deseja encontrar uma solução. Ex: Como posso melhorar o atendimento da minha loja online? 2- O Ambiente para as idéias Prepare um papel e uma caneta para escrever todas as suas idéias ou as do grupo, se você quiser pode usar post-its. Encontre um lugar tranquilo e se prepare para começar a chuva de ideias. 3- Chuva de Ideias Aqui neste momento, não escolha as ideias que vem mente, o objetivo é que você permita que TODAS as ideias sejam anotadas sem julgamentos, as ideias não devem ser alvo de críticas durante a sessão de brainstorming. Aqui todas as possibilidades são bem vindas e importantes para o processo. Quanto mais ideias direcionadas ao mesmo problema, melhor. 4- Seleção de ideias A primeira coisa que você deve fazer depois da chuva de ideias é riscar as ideias que estão em duplicidade, mantendo somente uma, juntar as ideias similares em grupos. Fique atento porque pode sair muita solução e ideias daí. As ideias selecionadas podem ser aperfeiçoadas ou até mesmo combinadas entre si, dando origem a melhor solução buscada. Analise todas as ideias e escolha 3 delas. 5- Reavaliação, Escolha e Tangibilidade Das 3 ideias classificadas como as mais relevantes, escolha apenas uma, a que fizer mais sentido e resolver melhor o seu problema. A ideia escolhida precisa ser tangível e ter a capacidade de se materializar, ou seja, sair do papel e se transformar em ações para a execução.

4 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Spotify Ícone
  • Grey RSS Icon

Inscreva-se na nossa newsletter

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
  • Black LinkedIn Icon

São Paulo