COMO CRIAR SEU CÓDIGO DE HONRA



Você já ouviu falar de código de honra? Por aqui na Plann to Go, não abrimos mão do nosso. Código de honra é o nome dado ao seu conjunto de valores inegociáveis. Isto é, os valores éticos e morais que estarão com você independente da situação, seja no âmbito profissional, pessoal e familiar. É primordial nos atermos a esse código de honra quando buscamos alcançar alguma meta ou objetivo. Entendemos que abrir mão de nossos valores, corrompendo nosso código de honra, a fim de conquistar algo ou chegar até algum lugar não nos trará a realização completa que buscamos.


Os samurais possuíam um código de honra próprio, o Bushidô 武士道, também conhecido como “O Caminho do Guerreiro”. Para eles, esse conjunto de valores éticos tinha mais força que as próprias leis japonesas e guiava sua trajetória, cujo objetivo final era uma morte honrosa. Entre esses valores, os samurais incluíam coragem, justiça, compaixão e respeito. Dá para concordar que muitos dos princípios do Bushidô podem e devem ser aplicados até hoje, certo?



Claro, o código de honra varia de pessoa para pessoa e ninguém melhor que você mesmo para definir o seu. Do que você não abre mão? Quais valores você admira e identifica na sua trajetória? Estes irão compor o seu código de honra. Depois de estabelecido, é preciso segui-lo! E aos poucos, estes valores se tornam tão intrínsecos às suas atitudes, comportamentos e ações que já não é mais possível separar isso de quem você é!

* podemos colocar uma foto da página do código de honra?


No nosso Plann, temos uma página dedicada a isso, assim não esquecemos nunca do compromisso que fizemos com nós mesmos. Ali marcamos as caixinhas com os valores dos quais não abrimos mão - honestidade, integridade, gentileza, persistência e por aí vai.

Prestar contas a si próprio é algo muito poderoso. Toda trajetória de sucesso deve se basear nisso. Por isso, é importante lembrar que violar o código de honra terá suas consequências.

Não seguir o código de honra pode até te levar a uma conquista, mas qual será a sensação na linha de chegada? Como foi o percurso? Não há nada mais prazeroso do que conquistar algo e saber que esse caminho foi repleto de ética, integridade e ancorado nos seus próprios valores.


Ah, e o mais importante é lembrar que o combinado foi entre você para você, então só depende de você se manter fiel a ele, em todas as horas e independente de outra pessoas e fatores. E aí, pronto para estabelecer o seu código de honra?

28 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Grey Spotify Ícone
  • Grey RSS Icon

Inscreva-se na nossa newsletter

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
  • Black LinkedIn Icon

São Paulo